segunda-feira, 6 de março de 2017

Amor e Música

                               





Cerimônias de casamento são um misto de emoções, imaginadas e antecipadas pela expectativa dos noivos sobre seu grande dia, e compartilhadas pelos presentes nesse momento especial. Na construção dos sentidos que envolvem a ocasião, a música é responsável por confirmar e expandir as sensações de alegria e romance presentes no ambiente, através de seu poder de atuação psicológica.

No desenrolar da cerimônia, há momentos de grande apelo visual – como a entrada da noiva, de introspecção – como o de orações e bênçãos sacerdotais, de alegria e descontração – como a vinda das alianças trazidas por crianças, ou de emoções que se traduzem em lágrimas – como os votos e a troca dos anéis. Junto a todos esses momentos, a música deve se dar de forma coerente, na busca por traduzir os sentimentos predominantes em cada ciclo da formalidade.

Há que se levar em conta, no entanto, a forma como cada casal espera viver sua cerimônia – se de forma expansiva e descontraída, se de forma romântica e terna. O tipo de ambiente, muitas vezes religioso, e a personalidade dos noivos em muito influem na escolha das músicas para o casamento. Os gostos musicais quase sempre se sobressaem e se revelam nesse momento. Deve-se apenas cuidar para que as músicas sejam tocadas e adaptadas de forma adequada para a ocasião.

A variedade de opções musicais oferece relativa liberdade aos noivos na composição de sua trilha sonora. Para executá-la, o piano é uma das primeiras possibilidades instrumentais, pois com sua versatilidade pode ser usado para diferentes estilos, e é capaz de exprimir sentidos de grandiosidade ou de delicadeza, segundo as circunstâncias da cerimônia. Instrumento tradicional e quase onipresente na cultura ocidental, tem o poder de construir harmonias e melodias por si mesmo, e por isso considerado um instrumento completo. Em seu universo cultural e simbólico, remete à erudição, ao romantismo e ao amor.


Por que não um som de piano no seu casamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário